Furos de Água
Os métodos de perfuração utilizados são o sistema de rotação directa e inversa e sistema de rotopercussão pneumática. A selecção do método a utilizar depende das características litológicas, das condicionantes topográficas, da qualidade da amostragem dos detritos de perfuração (cuttings) e das exigências do cliente.
A captação de água requer equipamentos de perfuração e materiais adequados, bem como a sua devida utilização de acordo com as diferentes camadas litológicas. A limpeza é efectuada com ar comprimido, baseando-se no sistema air lift, isto é, injecção de ar comprimido no furo de água com o objectivo de desobstrução dos tubos drenos (ralos) e remoção das particulas de pequenas dimensões (areias) alojadas no fundo do furo.

Após todo o processo de limpeza executado a perfuração retoma a capacidade de produção e a qualidade de água que possui por natureza, reunindo todas as condições necessárias á captação pelo equipamento de extração.
Depois de completamente desenvolvida, a exploração deverá ser ensaiada para estudar a sua produtividade e utilização. O ensaio de caudal e estudo hidrológico tem como objectivo fundamental caracterizar a relação aquífero/ captação com base no estudo em pormenor dos niveis e caudais dos aquíferos, obtendo informação relevante imperceptível no desenvolvimento da perfuração.
A exploração dos recursos hídricos subterrâneos através de furo necessita de instalar uma bomba submersivel com o respectivo sistema de controle para elevar a água até á superficie. O mercado oferece uma vasta diversidade de bombas de acordo com o caudal, profundidade e o fim a que se destinam.